sábado, 21 de março de 2009

Açores a 5 horas dos Açores


Com certeza estarão a questionar-se o porquê deste titulo! É uma longa história...

Hoje encontro-me num dos lugares que tem das maiores raízes açorianas, Porto Alegre, cidade do Rio Grande do Sul, Brasil.

Sim, estou neste preciso momento numa cidade colonizada por açorianos.

O motivo que me trouxe cá não foi para passear e ver o Brasil, ver as praias, e apanhar banhos de sol, mas sim para estudar, claro que não renuncio uns passeios e uma bela praia.

Surgiu a oportunidade de concorrer a uma bolsa de estudo para o Brasil, concorri, fui aceite e cá estou, numa das maiores aventuras da minha vida.

Cheguei um pouco perdida, sozinha, sem saber para onde me virar, mas felizmente tinha uma amiga que me acolheu, ajudou em tudo o que necessitava.

Estou à três semanas, e posso dizer que muitas das pessoas que conheci, ou simplesmente, falei por necessidade disseram: " Açoriana, ahh meus avós eram dos açores, meus bisavós, etc...", ou "meus pais são de Portugal continental", uma das coisas mais interessantes que encontrei.

A cidade tem monumentos dedicados aos açorianos, ruas e até mesmo edifícios. Anteriormente a chamar-se Porto Alegre, tinha o nome de Porto do Casais Açorianos, uma coisa que muitas das pessoas de certo nos Açores não sabem. Pois eu falo por experiência própria, não sabia que Porto Alegre, anteriormente tinha esse nome, nem que, era um lugar com raízes açorianas, pois simplesmente ouvia falar de Santa Catarina. Um dos lugares mais lindos que tive oportunidade de visitar cá em Porto Alegre, foi a serra de Gramado, vales, montes, verdura, e uma coisa que me encantou ver, foi as hortênsias, sim hortênsias. Devido a estas a serra tem outro nome, Jardim das Hortênsias. Ela é visitada por pessoas de todo o Brasil, que viajam de autocarro, horas e horas seguidas para poder entrar em contacto com natureza que esta serra contém

Se for do vosso interesse, segue a baixo o link sobre a história de Porto Alegre.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Porto_Alegre












Sofia Machado

Sem comentários:

Fajã Grande

Horoscope

This Day in History